Hirsutismo e ovários poliquísticos

HIRSUTISMO

O hirsutismo é o crescimento de pilosidade excessiva em zonas onde as mulheres habitualmente não a têm, já que o pêlo nestas zonas depende dos androgénios (hormonas masculinas). Estas zonas são o lábio superior, a zona das patilhas, o queixo, o pescoço, as aréolas mamárias, o tórax, a área em volta do umbigo, as virilhas, as coxas ou as costas. O hirsutismo não deve ser confundido com a hipertricose, que é o aumento simples de pilosidade em zonas não androgénicas, como os braços ou as pernas.

O crescimento de pilosidade excessiva nas mulheres ocorre geralmente devido à presença de demasiadas hormonas masculinas (androgénios). Nesta situação, denominada hiperandrogenismo, o pêlo, fino e pouco pigmentado, torna-se grosso e escuro e, frequentemente, é associado à acne.

Uma causa comum do hirsutismo é a síndrome do ovário poliquístico; noutros casos, pode haver uma componente familiar hereditária. No entanto, noutros casos, a causa específica nunca chega a ser identificada.

Se o hirsutismo se desenvolver subitamente ou em excesso e vier acompanhado de outras caraterísticas típicas de masculinidade, como o engrossar da voz ou o aumento da massa muscular (no seu nível máximo, chama-se virilização), a sua causa pode ser um transtorno mais importante, pelo que deves consultar o teu médico de família ou o ginecologista.

É possível melhorar o hirsutismo ligeiro com simples alterações do estilo de vida. Uma alimentação saudável, a prática de exercício físico diário e a perda de peso de forma controlada (nas mulheres com excesso de peso) podem melhorar o hirsutismo. Nos casos mais agudos, é aconselhável recorrer a tratamentos com medicação, sempre sob vigilância médica, que podem ser complementados com tratamentos cosméticos.

A SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLIQUÍSTICOS

Ovários poliquísticos e síndrome dos ovários poliquísticos não são a mesma coisa. Os ovários poliquísticos são um diagnóstico ecográfico que pode, ou não, ser acompanhado de sintomas, enquanto que a síndrome dos ovários poliquísticos (SOP) é um desequilíbrio hormonal (ligeiro ou grave) que pode causar períodos menstruais irregulares, hirsutismo e acne. É uma afeção comum, cuja causa exata se desconhece e que, em muitos casos, começa na puberdade. As adolescentes com SOP podem ter inúmeros sintomas, entre os quais destacam-se:

  • Os períodos irregulares com pausas de alguns meses ou, pelo contrário, períodos muito frequentes
  • O hirsutismo
  • A acne
  • O aumento de peso e/ou a dificuldade em perdê-lo

Pelo facto de se ter ovários poliquísticos não quer dizer que se tenha quistos nos ovários. Muitas vezes, este diagnóstico ecográfico provoca confusões mas refere-se apenas ao grande número de folículos de pequenas dimensões (inferiores a 10 mm) que existem nos ovários em estado de repouso, que é muito superior ao que encontramos nos ovários normais. Além disso, muitas adolescentes têm ovários poliquísticos mas não a síndrome, pelo que, em muitos casos, se trata de uma descoberta casual, que não tem grande importância.

Em princípio, o tratamento da síndrome dos ovários poliquísticos é farmacológico e dietético e é levado a cabo sob o controlo de um ginecologista.

Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.