Skip to Content

O teu guia sobre a cor do corrimento vaginal na gravidez

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O teu guia sobre a cor do corrimento vaginal na gravidez

Estás a fazer crescer um pequeno ser humano! É incrível. É também uma altura de imensas mudanças - algumas bastante óbvias, mas outras que podem ser uma surpresa, como as alterações do teu corrimento vaginal. As diferentes cores do corrimento durante a gravidez podem causar-te alguma angústia, mas nós estamos aqui para as descodificar e dar-te a conhecer o significado de cada uma, quando deves preocupar-te e quando não vale a pena (uma dica: na maioria das vezes não vale a pena preocupares-te!).

A gravidez é um momento de mudança. Não é só a forma do teu corpo que muda à medida que o bebé cresce, também as tuas hormonas sofrem alterações. A cor, consistência e volume do corrimento estão intimamente relacionadas com os níveis hormonais, o que significa que, à medida que as tuas hormonas se alteram com o decorrer da gravidez, também o teu corrimento vai sofrer alterações.

Corrimento vaginal branco

As flutuações hormonais despoletam a produção de um maior volume de corrimento, que pode ir de transparente a um branco leitoso. Por vezes, pode ser espesso e mucoso, o que é normal. Este aumento na produção de corrimento vaginal branco é a forma que o teu corpo tem de se proteger contra infeções, criando uma barreira protetora entre o feto e o mundo exterior. Vais notar um aumento de corrimento branco no início da gravidez. Este pode continuar a aumentar com o decorrer da mesma, e mesmo depois do seu término.

Corrimento vaginal rosado

Um corrimento vaginal rosado durante a gravidez pode significar várias coisas. Umas semanas ou uns dias antes do final da gravidez, vais libertar o rolhão mucoso, uma secreção espessa e gelatinosa que se forma durante o primeiro trimestre para selar o cérvix durante a gravidez. Este rolhão mucoso por vezes é tingido de rosa devido à presença de sangue, o que pode levar à presença de um corrimento rosado na tua roupa interior alguns dias antes de dares à luz. Contacta o teu médico ou obstetra quando isto acontecer para que saibam que poderás entrar em trabalho de parto brevemente e, juntos, possam preparar-se para o nascimento.

Corrimento amarelado

Um corrimento amarelado durante a gravidez é, normalmente, sinal de alguma infeção, que poderá ser fúngica ou uma vaginose bacteriana por desequilíbrio das bactérias vaginais. Esta possibilidade é maior se o corrimento tiver um odor desagradável, semelhante ao do peixe. De qualquer forma, não é razão para alarme! Deverás, isso sim, consultar o teu médico o mais rápido possível para iniciar de imediato um tratamento adequado.

Corrimento acastanhado

Este é o tipo de corrimento que faz com que as mulheres fiquem mais preocupadas se se passa algo com elas ou com o bebé. O corrimento acastanhado durante a gravidez costuma ser completamente inofensivo. Durante a gravidez, o teu cérvix está particularmente sensível devido às flutuações hormonais e a um aumento do fluxo sanguíneo nessa zona. Isto significa que podem ocorrer pequenos sangramentos durante as relações sexuais ou como consequência de um exame ginecológico, que depois resultam num corrimento acastanhado. Em casos muito raros, um corrimento acastanhado durante a gravidez poderá ser sinal de um aborto espontâneo ou de uma gravidez ectópica, mas estas situações são normalmente acompanhadas por dores e cãibras. O melhor é jogar pelo seguro e contactares o teu médico o mais cedo possível para que te assegure de que está tudo em ordem. É possível que o teu médico queira examinar-te para se assegurar de que está tudo bem e claro que é melhor pecar por excesso de zelo se isso significa que ficarás mais tranquila. Se notares um sangramento ativo, contacta o teu médico imediatamente.

Manteres-te limpa e segura

Para que te sintas limpa e seca ao longo do dia, considera utilizar os pensinhos diários de Evax. A gravidez já é um estado de exigência física por si só, não é necessário adicionar-lhe o desconforto de passar o dia com as cuequinhas húmidas. Com Evax Salvaslip® sentir-te-ás limpa e segura durante todo o dia, pois estes absorvem o corrimento, afantando-o da tua pele. Além disso, são finos e flexíveis, pelo que mal notarás que os estás a usar. Existem numa ampla variedade de tamanhos e graus de absorção, para que possas encontrar o salvaslip que mais de adequa às tuas necessidades. Assim, podes focar-te no que realmente importa: preparares-te para receber o pequenote que aí vem.

Os Evax Salvaslip® têm como objetivo acabar com os mitos sobre o corrimento vaginal. De facto, o corrimento é uma secreção perfeitamente natural e acontece a todas as mulheres. Porquê fazer dele um tabu? Queremos dar-te toda a informação de que necessites e pela qual perguntes. Se tiveres mais alguma questão, não hesites em contactar-nos através do 800 834 264.

ARTIGOS RELACIONADOS

guide-to-pregnancy-discharge-color

O TEU GUIA SOBRE A COR DO CORRIMENTO VAGINAL NA GRAVIDEZ

what-causes-watery-discharge

Por que é que tenho um corrimento aquoso?

ovulation-and-discharge

Sabias que existe uma ligação entre a ovulação e o corrimento vaginal?

Consentimento de cookies