É normal os genitais terem um odor "especial", ainda que não necessariamente desagradável. Todos sabemos que existem glândulas (endócrinas) que segregam o suor, mas pouca gente tem conhecimento de que tanto os homens como as mulheres têm outras glândulas (apócrinas) em determinadas partes do corpo (nas mulheres encontram-se localizadas à volta dos mamilos, no umbigo, debaixo dos braços e na zona genital nos pequenos lábios) que segregam outros fluidos com um odor "especial" e que desempenham um papel muito importante na atração sexual.
Se surgirem odores desagradáveis na área genital, a causa mais frequente, se não houver qualquer infeção que possa causá-los, é a acumulação de humidade, tanto nas glândulas endócrinas como nas apócrinas, e a ação das bactérias sobre estas secreções. Por vezes, pode existir corrimento com mau cheiro e deves ter atenção se se repete.
A medida mais eficaz para reduzir o risco de odor desagradável é lavar a vulva uma vez por dia, no mínimo, com água morna e um sabonete suave sem perfume (de preferência, neutro) durante o banho ou duche.
Normalmente, todas as mulheres apresentam uma secreção vaginal que pode ter diferentes características e que se denomina fluxo vaginal ou genital. Umas glândulas situadas nas paredes da vagina e da vulva e junto ao colo do útero produzem este fluxo, que, além de humedecer e de lubrificar a vagina, a limpa, ao transportar as células mortas e outros microrganismos para o exterior do corpo. O aspeto deste fluxo assemelha-se ao muco. Quando não tens o período, o fluxo normal pode ter diferentes aspetos. Pode ser transparente, totalmente branco e, inclusive, amarelado. A sua consistência também varia muito, desde praticamente líquido a muito espesso. Tem um cheiro característico e deves ter atenção se o teu corrimento tem mau cheiro.
O aspeto e a quantidade do fluxo variam de mulher para mulher, assim como na mesma mulher, dependendo dos dias. Geralmente, é mais abundante e transparente nos dias da ovulação (aproximadamente a meio do ciclo). Em contrapartida, normalmente é menos abundante (ou quase inexistente) e mais espesso nos dias tanto anteriores como posteriores ao período.
Nos dias em que tenhas muito fluxo ou corrimento com mau cheiro, ou quando estiveres fora de casa e não tiveres a possibilidade de te lavares / tomares um duche, podes usar o protegeslip para te sentires mais cómoda e melhorares a tua higiene. O protegeslip protege (como o próprio nome indica) as tuas cuequinhas. Para que seja eficaz, convém que o mudes as vezes que forem necessárias.
Não deves confundir os diversos aspetos possíveis do fluxo com a existência de um fluxo anormal. Considera-se que o fluxo é anormal quando:
- Provoca ardor ou comichão
- Muda de cor e fica esverdeado ou acinzentado
- Aparecem grumos
- Apresenta sangue fora da menstruação
- Vem acompanhado, além disso, de uma vermelhidão da vulva
- Tem corrimento com mau cheiro.
Em todos estes casos, é conveniente consultar um ginecologista, já que estas alterações podem, por vezes, ser provocadas por uma infeção vulvar ou vaginal que deverá ser controlada e adequadamente tratada e um dos sintomas poderá ser corrimento com mau cheiro.
Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.