Skip to Content

Doenças sexualmente transmissiveis

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O Que São Pensinhos Diários

Apesar das relações sexuais fazerem parte da resposta sexual normal do homem e da mulher, convém saberes que podem ser perigosas, em primeiro lugar devido ao risco de gravidez não desejada e, em segundo lugar, porque só se pode contrair uma doença sexualmente transmissível (igualmente denominada DST) através das relações sexuais, que sejam orogenitais, vaginais ou anais.

Atualmente, considera-se que existem mais de 30 doenças sexualmente transmissíveis (DST). A mais perigosa continua a ser o VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana), embora não nos possamos esquecer de outras menos conhecidas, como as clamídias, a gonorreia, a sífilis e os condilomas.

A doença desenvolve-se quando o vírus ataca as células do sistema imunológico, fazendo com que a imunidade diminua e que fiquemos vulneráveis a todo o tipo de infeções e doenças. O VIH encontra-se nos fluidos corporais e é transmitido pelo sangue, pelo sémen e pelas secreções vaginais. Pode-se ser portador do vírus sem que a doença se manifeste durante muitos anos, e, por conseguinte, não ter qualquer sintoma. Isto é especialmente perigoso, já que a pessoa portadora pode contagiar outras sem saber que está doente. Para evitar o contágio, além do uso do preservativo, é fundamental não partilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, escovas de dentes, etc. Também se deve utilizar sempre material esterilizado ao fazer uma tatuagem ou um piercing.

ARTIGOS RELACIONADOS

317x140 la sexualidad

A primeira vez

Los metodos anticonceptivos 140

Os métodos contraceptivos

Preservativo masculino y feminino 140

O preservativo feminino e masculino

Consentimento de cookies