Skip to Content

Componentes dos tampões TAMPAX

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O Que São Pensinhos Diários

Os tampões TAMPAX são concebidos com os mesmos materiais que têm sido utilizados com segurança em produtos para a higiene feminina durante anos e que te proporcionam uma protecção anti-fugas e conforto.

As matérias-primas usadas nos tampões TAMPAX são de algodão e rayon. Os principais cientistas de Harvard, Dartmouth, University of Wisconsin, Universidade de Minnesota, e os Centros dos EUA para o Controlo de Doenças têm realizado testes extensivos confirmando que o rayon e o algodão são materiais seguros. Na verdade, ambos têm uma longa história de uso com segurança. Para conseguirmos esta segurança fazemos avaliações extensivas de forma a garantir que os milhões de mulheres que usam TAMPAX todos os dias o possam fazer com confiança. As nossas avaliações são revistas por peritos especialistas independentes, incluindo médicos, cientistas e autoridades de saúde que supervisionam a segurança dos tampões. Estes peritos confirmaram que os nossos tampões e os materiais utilizados podem ser usados com total segurança.

Componentes do tampão

Função do componente

Material

Aplicador

Ajuda a introduzir comodamente o tampão

Cartão feito com papel ou plástico com pigmentos para a cor

Núcleo absorvente

Proporciona proteção ao absorver e armazenar o fluxo menstrual

Algodão e/ou rayon

Tecido que envolve o núcleo absorvente

Facilita uma extração suave; ajuda a formar a zona absorvente em alguns produtos

Rayon e poliéster ou polietileno e polipropileno

Cordão

É utilizado para extrair o tampão; tem a forma de uma trança em alguns produtos

Algodão e/ou poliéster;

Trança de polipropileno

Fio

É utilizado para unir o cordão com o núcleo

Algodão recoberto de poliéster

Fragância: Apenas nas versões etiquetadas como perfumado. Todas as restantes versões não incluem fragrância.

Proporciona um aroma fresco

Ingredientes da fragrância semelhantes aos que se encontram nos produtos femininos.

Às vezes recebemos perguntas sobre se os nossos tampões e os seus componentes são seguros.

Sim, os tampões podem ser utilizados com total segurança. Desde a sua fundação, em 1936, que a TAMPAX tem ajudado milhões de mulheres a viverem a sua vida durante a menstruação. A TAMPAX esteve sempre lá para as proteger nos momentos mais importantes sem nunca esquecer que a proteção começa com a segurança. As nossas avaliações sobre a segurança dos tampões e ingredientes foram revistas por peritos independentes, incluindo médicos, cientistas, universitários e autoridades de saúde que supervisionam a segurança dos nossos tampões. Estes peritos confirmaram que os nossos tampões podem ser usados com segurança.

PERGUNTAS SOBRE TAMPÕES E A SCT (SÍNDROME DO CHOQUE TÓXICO)

Porque pensamos ser importante as mulheres conhecerem a realidade sobre a SCT, queremos partilhar esta informação adicional.

Os ingredientes de TAMPAX causam SCT?

A SCT é uma doença rara, mas grave, e as informações científicas mais actualizadas confirmam que a SCT não é causada pelos ingredientes usados actualmente para fazer tampões. Independentemente da composição dos tampões, é realmente importante conhecerem os sinais e os sintomas da SCT e o que pode fazer-se para reduzir o seu risco. Confere as informações aqui ou no folheto que vem nos tampões da TAMPAX.

Li que todos os tampões de algodão têm um menor risco de SCT ou inclusive nenhum risco de SCT. Isso é verdade?

Não, simplesmente não é verdade. Todos os tampões no mercado, até mesmo os tampões 100% algodão, estão associados a um risco baixo de SCT. A informação disponível confirma que os tampões feitos com rayon e os tampões feitos com algodão têm riscos similares de SCT. Independentemente do tampão que utilizes, deves estar ciente dos sinais e dos sintomas da SCT. Remove o tampão e entra em contacto com um médico se tiveres estes sintomas enquanto estiveres a usar um tampão. Para mais informações, lê este artigo.

Li que não se verifica SCT quando se usa o copo menstrual. Por que razão as mulheres não usam apenas isso?

É de vital importância as mulheres saberem que o SCT pode ocorrer com qualquer produto inserido na vagina, como os copos menstruais, os tampões, os diafragmas anticonceptivos, as esponjas anticonceptivas e o capuz cervical. Ao utilizarem qualquer um destes produtos o importante para a saúde das mulheres é serem conscientes dos sinais e dos sintomas do SCT, e que deixem de usar o produto e recebam assistência médica se sentirem de SCT.

Li que 100% tampões de algodão orgânico são mais seguros do que os tampões com rayon ou outros materiais sintéticos. Isso é verdade?

Não; é uma informação enganosa, uma vez que pode levar meninas e mulheres a pensar que estão protegidas da SCT usando tampões de algodão. Isso pode resultar em que por vezes se ignorem os sintomas da SCT e não se procure tratamento imediato, o que poderia afetar a gravidade da doença.

E relativamente aos materiais sintéticos nos tampões. Será que aumentam o meu risco de contrair SCT?

Não, não o fazem. As nossas avaliações de segurança destes componentes adicionais nos nossos tampões foram revistos por peritos independentes, incluindo médicos, cientistas e autoridades de saúde que supervisionam a segurança dos tampões. Estes peritos confirmam que os nossos tampões e os materiais utilizados podem ser usados com segurança.

PERGUNTAS SOBRE ALERGIAS


Os vossos tampões são hipoalergénicos ou, por outras palavras, causam alergias?

Todos os nossos produtos passam por uma rigorosa avaliação da segurança para certificarmos que podem ser usados com segurança e não provocam uma reação alérgica.

PERGUNTAS GERAIS DE INGREDIENTES

Por que não são os vossos tampões feitos de algodão 100%?

Os tampões TAMPAX são pensados para proporcionar um nível otimizado de proteção e de conforto para cada faixa de absorção (por exemplo, de 9 a 6 g). Usando tanto algodão e rayon conseguimos ter tampões que atendem a todas essas necessidades. A TAMPAX tem elaborado produtos de algodão, rayon, ou algodão com rayon misturado desde a sua fundação em 1936.

Os aplicadores de plásticos têm BPA (bisfenol-A)?

Não. A TAMPAX concebe os aplicadores de plástico não usando BPA.

Os tampões da TAMPAX são feitos com material "superabsorvente"?

Não, os nossos tampões não contêm qualquer material "superabsorvente".

Existe branqueamento de cloro elementar nos tampões da TAMPAX?

Não, a produção dos materiais absorventes da TAMPAX envolve um processamento de purificação único sem cloro elementar.

Porque se realiza branqueamento dos materiais utilizados na TAMPAX?

O branqueamento é o termo técnico para a purificação da fibra. A purificação do algodão e do rayon faz-se para eliminar as impurezas e limpar as fibras. O branqueamento das fibras é o resultado deste processo mas não o seu objectivo.

Ouvi dizer que os absorventes internos contêm quantidades tóxicas de dioxina. Isso é verdade?

Não, o algodão e o rayon de purificação envolvem um processo isento de cloro elementar que não provoca a produção de dioxina.

Existe amianto nos tampões da TAMPAX?

Não, os tampões da TAMPAX não contêm amianto.

ARTIGOS RELACIONADOS

Productos de higiene intima 140

Produtos de higiene íntima durante e depois da gravidez

protegeslips 140

Pensos diários

El embrazo en la adolescencia 140

A gravidez na adolescência

Consentimento de cookies