Skip to Content

O cancro do colo do útero

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O cancro do colo do útero

O cérvix é a zona inferior do útero, ou matriz, e é vulgarmente designado por colo uterino. Portanto, um cancro no colo do útero (também denominado cancro do cérvix ou cervical) e um cancro uterino não são a mesma coisa. Este último pode estar localizado em diferentes pontos do útero e, embora seja mais raro, é mais difícil de prevenir do que o cancro cervical.


Normalmente, quando uma mulher é infetada com o vírus do HPV, o seu sistema imunitário é capaz de controlar o vírus e evitar que se produzam alterações. De qualquer modo, convém lembrar que a presença do HPV é necessária mas não suficiente para o desenvolvimento de um cancro do cérvix, já que também intervêm uma série de fatores associados (co-fatores).

Por conseguinte, nem todas as infeções por HPV darão lugar a um cancro, embora em alguns casos, o vírus possa sobreviver durante anos e produzir alterações nas células da superfície do cérvix (as chamadas lesões precursoras do cancro) que, com o tempo, podem converter-se num cancro cervical.

ARTIGOS RELACIONADOS

Endometriosis 140

Endometriose

El papiloma virus humano 140

O vírus do papiloma humano

Vulvovaginitis 140

Vulvovaginite na adolescência

Consentimento de cookies