Skip to Content

O corrimento vaginal

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O Que São Pensinhos Diários

A secreção de fluxo vaginal é normal e necessária para manter a zona genital feminina em ótimo estado. O interior da tua vagina é revestido por uma membrana mucosa que segrega este fluxo vaginal, que desempenha um papel muito relevante na saúde da zona genital:


  • O fluxo vaginal mantém a membrana mucosa húmida, evitando assim que fique seca.
  • Assegura o equilíbrio da microflora vaginal natural (bactérias), que atua como uma barreira face a outros microrganismos que podem provocar infeções.
  • Mantém o pH vaginal estável, o que também é necessário para evitar infeções.
  • Facilita o ato sexual ao atuar como lubrificante.

A quantidade de fluxo vaginal pode variar de ciclo para ciclo menstrual e ao longo do mesmo ciclo. A maioria das mulheres produzem uma quantidade claramente maior de corrimento vaginal a meio do ciclo menstrual, habitualmente 2 semanas após o início da menstruação. Este corrimento abundante ou corrimento espesso coincide com a ovulação, isto é, a libertação do óvulo pelo ovário. A razão biológica deste fenómeno é que a maior quantidade de fluxo permite ao esperma masculino viajar a uma velocidade superior, aumentando as possibilidades de fertilização do óvulo. O corrimento pode ser um corrimento espesso ou um corrimento abundante, neste período. Na verdade, a excitação sexual também estimula várias glândulas que lubrificam a vagina e a preparam para o coito.

ARTIGOS RELACIONADOS

Flujo y olor genital 140

Corrimento com mau cheiro

Infecciones genitales 140

Infecções vaginais

perdidas vaginales 140

Perda de sangue vaginal

Consentimento de cookies