Skip to Content

O preservativo feminino e masculino

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O preservativo feminino e masculino

Já na antiguidade se utilizava um tipo de preservativo para evitar a gravidez e prevenir as denominadas "doenças venéreas" (provém de Vénus, deusa do Amor), que, hoje em dia, designamos por "Doenças Sexualmente Transmissíveis" (DST). Assim, por exemplo, sabe-se que no Egipto, 1000 anos antes de Cristo, já se usavam como preservativo bolsas de pano sobre o pénis.


O preservativo masculino é uma bolsa que é colocada sobre o pénis ereto ou um saco que é colocado dentro da vagina antes do início da relação sexual com penetração. Para o seu fabrico utilizam-se diversos materiais, como o látex ou o poliuretano. No aspeto de prevenir a gravidez, o preservativo masculino atua como barreira e evita que os espermatozoides consigam entrar em contacto com a vagina da mulher, evitando assim a fecundação do óvulo.

Quanto às DST, nomeadamente, a SIDA, convém saber que o preservativo, tanto o masculino como o preservativo feminino, é o único método que previne o contágio.

PRESERVATIVO MASCULINO

O preservativo masculino é uma bolsa fina, fechada numa das extremidades, elástica e resistente que é colocada no pénis ereto antes da relação com penetração. Quando se ejacula, o esperma fica na extremidade fechada, evitando a passagem do sémen para a cavidade vaginal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Enfermedades de transmision sexual 140

Doenças sexualmente transmissiveis

El embrazo en la adolescencia 140

A gravidez na adolescência

Los metodos anticonceptivos 140

Os métodos contraceptivos

Consentimento de cookies