Skip to Content

O virus do papiloma humano

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O Que São Pensinhos Diários

O HPV, ou vírus do papiloma humano, é um grupo de mais de 100 tipos de vírus, alguns dos quais provocam uma doença sexualmente transmissível da zona anogenital, que pode ser a causa de verrugas anais ou genitais e de alterações celulares. Pode afetar tanto o homem (pénis, uretra) como a mulher (colo do útero, vagina, vulva).


A maioria das infeções são assintomáticas, isto é, as pessoas são portadoras do HPV sem o saberem. Também é importante saber que entre 80-90% das infeções são passageiras e desaparecem de forma espontânea e sem consequências por ação do próprio sistema imunitário. No entanto, convém não esquecer que, em alguns casos, o HPV, ou vírus do papiloma humano, é responsável pelo aparecimento de verrugas genitais, ou condilomas, e de lesões pré-cancerosas e cancros genitais.

COMO SE TRANSMITE A INFEÇÃO POR HPV?

A infeção por HPV é muito frequente entre a população geral. A infeção por HPV, vírus do papiloma humano, é transmitida sobretudo por contacto sexual (outras vias de transmissão são pouco comuns). Na verdade, é a DST mais frequente em pessoas sexualmente ativas. Calcula-se que 75% das mulheres terão uma infeção por HPV em determinado momento da sua vida. Na maioria dos casos, a infeção pelo vírus do papiloma humano, ocorre no início da vida sexual.

ARTIGOS RELACIONADOS

El cancer de Cervix 140

O cancro do colo do útero

Endometriosis 140

Endometriose

Infecciones genitales 140

Infecções vaginais

Consentimento de cookies