Skip to Content

Pensos higiénicos ou tampões?

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

Pensos higiénicos ou tampões?

Para os dias de período existem dois tipos de produtos: o penso higiénico e tampão. Ambos têm uma função idêntica, embora exista uma diferença fundamental entre um e outro.


O penso higiénico é um produto de proteção externa, isto é, absorve o fluxo menstrual quando este já saiu do corpo. Por sua vez, os tampões são produtos de proteção interna, já que absorvem o fluxo menstrual no interior do corpo.


A escolha de um produto ou de outro é pessoal e depende das tuas necessidades em cada momento e da comodidade que pretendas. Algumas pessoas preferem usar um penso higiénico e outras um tampão.


Por exemplo, quando vestires umas cuequinhas tanga ou quando praticares desporto, o mais cómodo é usar um tampão. Também existem situações em que só podes usar este tipo de proteção, como na piscina ou na praia. Em contrapartida, o penso higiénico é mais cómodo e adequado para usar à noite, uma vez que não é recomendável usar tampões mais do que 8 horas seguidas. Também deves mudar o penso higiénico regularmente.


Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tampones 140

Tampões

Como se coloca un tampon 140

Como colocar um tampão?

toallas sanitarias 140

Pensos higiénicos

Consentimento de cookies