Skip to Content

A primeira menstruação

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

A primeira menstruação

QUANDO É QUE APARECE.

O primeiro período, além de se tratar de uma das alterações físicas características da puberdade na mulher, é um facto sociocultural que pode tornar-se um dos mais relevantes da adolescência, já que, muitas vezes, este acontecimento assinala um antes e um depois. A maioria das jovens tem a primeira menstruação (menarca) entre os 10 e os 16 anos. A idade média são os 12 anos, embora varie de país para país, em função do nível socioeconómico, e dos fatores hereditários, que também exercem influência.


Apesar da reação à vinda da primeira menstruação variar, é sabido que quando uma rapariga aceita a menstruação como aquilo que é (um processo absolutamente normal, característico da sua condição de mulher), os sentimentos negativos associados ao período diminuem. É importante ter bem claro que a menstruação não é uma doença.


PRIMEIROS CICLOS


Os primeiros ciclos não são sempre regulares, embora algumas raparigas os tenham assim desde o princípio. É frequente e normal que, nos primeiros dois ou três anos após a menarca, os ciclos sejam irregulares.


Nem todas as mulheres têm dores fortes durante o período. Muitas mulheres não sentem qualquer tipo de dor e outras têm dores perfeitamente suportáveis que passam com um medicamento analgésico suave. Muito poucas mulheres têm dores intensas durante o período ao ponto de as impedirem de realizar as suas atividades diárias.


Hoje em dia, existe uma vasta informação sobre a primeira menstruação ao teu alcance, já que, em geral, faz-se uma abordagem mais aberta e menos misteriosa deste tema no seio familiar, na escola e nos meios de comunicação, relativamente à que se fazia há uns anos.


No entanto, mesmo que estejas bem informada, é frequente viveres esta etapa, durante a qual te deparas com uma situação nova, com mais preocupação do que alegria: a principal preocupação para muitas adolescentes é a inconveniência e o medo de se sentirem envergonhadas publicamente pelo facto de terem o período.


Ainda que, para algumas raparigas, possa ser difícil falar sobre temas íntimos, é conveniente poder comentar o assunto com outras mulheres que já passaram por esta experiência. A tua mãe, as tuas irmãs mais velhas, as tuas amigas, etc., a partir das suas vivências, podem-te explicar em primeira mão as alterações que vais sentir, assim como os truques e conselhos de higiene íntima necessários para que possas viver a tua primeira menstruação com confiança e segurança. Também é importante poderes conversar sobre os teus sentimentos: pergunta como é que elas viveram esta alteração, se estavam assustadas ou se "odiavam" o que se estava a passar e exprime o que sentes.


PRODUTOS PARA O PERÍODO


Torna-se prático e tranquilizador ter previamente à mão e estar familiarizada com tudo o que é necessário do ponto de vista higiénico para quando te vier o primeiro período. Podes usar pensos higiénicos e/ou tampões a partir dos primeiros períodos.


Os pensos higiénicos colam-se às cuequinhas com a ajuda das bandas autocolantes. Deves escolher o tipo de penso higiénico adequado de acordo com a quantidade de perda menstrual. Há diferentes tamanhos e formas, com diferentes graus de absorção, para o dia e para a noite. Convém trazeres sempre um penso higiénico na mala ou na mochila, para o caso do período vir fora de casa. Os pensos higiénicos que vêm em bolsas individuais são ideais porque são fáceis de transportar e ninguém dá por eles.


Os tampões são introduzidos no orifício vaginal. Está situado por trás do clitóris e da uretra (orifício de saída da urina) e em frente ao ânus. Não existe qualquer idade mínima para o uso do tampão. Usá-lo ou não é uma decisão pessoal de cada mulher.


O protegeslip também pode ser útil para te sentires mais limpa. Podes usá-lo nos dias de pouco fluxo, como proteção suplementar com os tampões, ou nos dias em que tenhas muito fluxo. Para ser eficaz, convém mudá-lo as vezes que forem necessárias. Não deves usá-lo se te causar comichão ou irritação.


Fica a saber que o sangue que sai pela vagina durante a menstruação é praticamente inodoro. O que acontece é que o odor se acentua e torna-se desagradável quando está muito tempo em contacto com o ar, secando na pele e nos pelos púbicos. Por este motivo, a higiene e a lavagem da vulva durante o período são fundamentais.


Também é importante saber que o primeiro período não implica ter que ir a uma primeira consulta de ginecologia. Não existe uma idade específica para ir ao ginecologista, mas convém quando tens a tua primeira menstruação. Se fores ativa sexualmente, deves ir uma vez por ano. Também deves ir se tiveres algum problema ginecológico ou se quiseres colocar dúvidas ou perguntas.


Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.

ARTIGOS RELACIONADOS

317x140 que es la regla

O que é a menstruação?

317x140 ciclo menstrual

Fases do ciclo menstrual

Consejos sobre la regla 140

Como usar tampões?

Consentimento de cookies