Skip to Content

Fases do ciclo menstrual

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O Que São Pensinhos Diários

SABES PORQUE É QUE TE VEM O PERÍODO DE 28 EM 28 DIAS?


As fases do ciclo menstrual

image

Pré-ovulação.

A primeira de três fases do ciclo menstrual acontece após o último dia do período (aprox. do 6º ao 13º dia). O ovário começa a produzir os estrogénios, que vão amadurecendo o óvulo. O útero torna-se mais espesso e rico em sangue para alimentar o embrião, se houver gravidez.

image

Ovulação.

A ovulação é a segunda das três fases do ciclo menstrual. Por volta do 14º ou 15º dia (e antes do novo período), o óvulo acaba de amadurecer e sai do ovário sendo capturado por uma das trompas de Falópio.

image

Pré-menstruação.

Se o óvulo não for fecundado por um espermatozoide, desfazer-se-á. O revestimento do útero já não será necessário e sairá pela vagina. Esta fase costuma durar 14 dias e, quando termina, inicia-se um novo ciclo. Esta é a última das fases do ciclo menstrual.

image

Menstruação.

Durante esta fase, a vagina expele uma pequena quantidade de sangue juntamente com o revestimento interior do útero. Este é o período menstrual.

COMO É O MEU CICLO MENSTRUAL?

Para controlares a duração do teu ciclo menstrual, marca num calendário o primeiro dia do período menstrual como o 1º dia do teu ciclo e conta até ao dia anterior ao teu período seguinte. O período menstrual faz parte do ciclo menstrual e costuma durar entre 3 e 7 dias.

Habitualmente, o ciclo menstrual é de cerca de 28 dias, mas considera-se normal que dure entre 21 e 35. Começa com o primeiro dia do período menstrual e termina no dia anterior ao período seguinte.

A quantidade de fluxo menstrual que se perde em cada período varia muitíssimo de mulher para mulher, sendo a quantidade média o que equivaleria aproximadamente ao volume de uma chávena de chá. Também os sintomas das fases do ciclo menstrual podem ser diferentes.

Como já terás notado, nem sempre tens a mesma quantidade de fluxo, pois varia de um dia para o outro, sendo normalmente muito maior no início do período menstrual do que no fim.

Normalmente, 90% do fluxo é expulso durante os 3 primeiros dias da menstruação (também costuma aumentar com a idade e o número de filhos ou devido ao método contracetivo utilizado). Por tudo isto, deverás escolher, em cada momento, o produto de proteção menstrual com o grau de absorção mais adequado às tuas necessidades.

À NASCENÇA…

Quando nascemos, temos aproximadamente 250 000 óvulos nos nossos ovários. Em cada período menstrual, um deles amadurece, pelo que entre a menarca (primeiro período) e a menopausa (fim da menstruação) só parte deles é que amadurecem. Os óvulos imaturos estão "armazenados" nos ovários, duas glândulas em forma de amêndoa, situadas no abdómen próximo do útero, ou matriz.

Quando um óvulo amadurece completamente, é libertado do ovário, processo designado por ovulação, e desce através das trompas de Falópio até ao útero. Se, durante este trajeto, o óvulo for fertilizado pelo esperma masculino, aloja-se no revestimento do útero (endométrio).

Na cavidade uterina dá-se o crescimento, o desenvolvimento e a maturação do bebé até ao momento do parto. Se não for fertilizado, o óvulo e o revestimento do útero desprendem-se e são expulsos para fora do teu corpo através da vagina durante a menstruação seguinte.


Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.

ARTIGOS RELACIONADOS

317x140 que es la regla

O que é a menstruação?

La primera regla 140

A primeira menstruação

El aparato reproductor feminino y masculino 140

O sistema reprodutor feminino e masculino

Consentimento de cookies