Skip to Content

A puberdade

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

A buberdade

É a primeira fase da adolescência, na qual ocorrem as alterações próprias da passagem da infância à idade adulta. A puberdade inicia-se quando a glândula pituitária, uma glândula do tamanho de uma ervilha situada próximo do cérebro, envia um sinal ao corpo para que este segregue as hormonas, que são as responsáveis pela estimulação do crescimento e desenvolvimento dos órgãos reprodutores, ao mesmo tempo que provocam alterações no corpo. Uma rapariga tanto pode iniciar a sua puberdade aos 9 anos como aos 15, e, em ambos os casos, o seu desenvolvimento é considerado normal.

No caso das raparigas, uma hormona segregada pela pituitária faz com que os ovários produzam estrogénio. Por outro lado, nos rapazes, a mesma hormona envia um sinal aos testículos para fabricarem testosterona.

O estrogénio e a testosterona são os responsáveis pelo desenvolvimento das características secundárias nas crianças, como o crescimento dos seios nas raparigas e da pilosidade na cara e no tronco dos rapazes.

A flutuação das hormonas também pode originar mudanças de humor, que vão da tristeza à alegria e que constituem outra das características da puberdade.

ARTIGOS RELACIONADOS

cambios an la pubertad 317x140

Mudanças na adolescência

Que les pasa a mis hormonas 140

Alterações hormonais na adolescência

Precocidad y retraso puberal 140

Puberdade Precoce e Tardia

Consentimento de cookies