Skip to Content

Acne e pilosidade na adolescência

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

Acne y vello en la adolescencia

ALTERAÇÕES NA

ADOLESCÊNCIA


A adolescência é um período de transição que vem acompanhado por importantes alterações hormonais e que provoca transformações físicas evidentes. Estas transformações podem demorar até dois anos a completarem-se e, em resumo, são as seguintes:

  1. Crescem os pelos na vulva, à volta dos lábios maiores, e observa-se também como se inicia o crescimento mamário (a ponta dos seios sobressai ligeiramente).
  2. Enquanto os pelos púbicos se vão tornando mais espessos, os botões dos seios começam já a despontar.
  3. Os seios crescem gradualmente mas ainda não há desenvolvimento do mamilo nem da auréola. Começam a crescer os pelos nas axilas. A pilosidade na adolescência pode variar de adolescente para adolescente.
  4. O seio forma-se com a auréola, que se alonga e se torna mais escura, e o mamilo aumenta de tamanho e sobressai. Os pelos na púbis tornam-se mais espessos e podem estender-se ao interior das coxas. Neste momento, pode aparecer o primeiro período.
  5. Os seios desenvolvem-se completamente, as ancas alargam, os pelos nas axilas aumentam e os pelos púbicos têm a forma de um triângulo invertido. Inicia-se o funcionamento intenso das glândulas sebáceas e sudoríparas.

ARTIGOS RELACIONADOS

317x140 Higiene intima

Higiene íntima na adolescência

alimentazion an la adolescencia 317x140

Alimentação na adolescência

Hirsutismo 140

Hirsutismo e síndrome dos ovários poliquísticos

Consentimento de cookies