Skip to Content

Higiene íntima na adolescência

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

Higiene intima en la adolescencia

Algumas raparigas têm muitas dúvidas acerca de tudo o que se refere à higiene íntima e proteção dos órgãos genitais, apesar dos genitais serem apenas mais uma parte do nosso corpo, pelo que, tal como as restantes partes, em princípio, com a higiene diária habitual, deveriam manter-se limpos e sem problemas. A higiene íntima feminina deve ser uma higiene diária.

Contudo, é verdade que se trata de uma zona delicada que liberta um determinado odor próprio de cada pessoa (que é normal e natural), que se encontra em contacto com fluxo, urina, menstruação e suor e que, além disso, normalmente areja pouco. Tudo isto pode exigir uma higiene mais específica nesta zona, sempre ou em determinados dias do ciclo, mas com cuidado para não se tornar uma obsessão, já que, nesta parte do corpo, os excessos na higiene podem ser tão prejudiciais como a ausência da mesma. É necessário não abusar da higiene íntima para não prejudicar a flora vaginal.

Os genitais

A melhor maneira de, realizar a higiene feminina, isto é, limpar a área exterior dos genitais (a região vulvar) é com água morna e um sabonete suave sem perfume (de preferência, neutro) durante o banho ou duche. Para lavar a vulva, afastar bem as pernas e pôr o sabonete diretamente na mão (não usar luvas nem esponjas). Convém esfregar bem os lábios e todas as dobras da vulva. Depois, enxaguar abundantemente (para evitar que fiquem restos de sabonete) e secar bem (para evitar que a zona fique húmida). Não é necessário, nem conveniente, limpar a área interior dos genitais (a vagina). Normalmente, a vagina limpa-se por si mesma, uma vez que as paredes da vagina produzem um fluxo (o fluxo vaginal) que as limpa e transporta as células mortas e outros micro-organismos para fora do organismo. Os duches vaginais não são aconselháveis, a não ser por indicação médica. A limpeza da zona anal realiza-se da mesma forma que a da região vulvar, mas convém fazê-la sempre de frente para trás para evitar contaminar a vulva ou a vagina com bactérias provenientes do intestino. A higiene diária é de extrema importância.

ARTIGOS RELACIONADOS

Acne y vello en la adolescencia 140

Acne e pilosidade na adolescência

Infecciones genitales 140

Infecções vaginais

Compresas o tampones 317x140

Pensos higiénicos ou tampões?

Consentimento de cookies