Skip to Content

A gravidez na adolescencia

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O Que São Pensinhos Diários

A gravidez não desejada na adolescência é mais frequente do que te possa parecer. Existem várias questões sobre a gravidez na adolescência. Embora se possa afirmar que hoje em dia qualquer adolescente, por muito jovem que seja, recebeu alguma informação sobre a prevenção da gravidez não desejada, esta realidade não se traduz no desaparecimento deste tipo de episódios.


A gravidez não desejada numa adolescente é sempre, em maior ou menor grau, um problema que a afetará a vários níveis. Apesar de, fisicamente, a partir de determinada idade, o organismo poder estar preparado para uma gestação, quanto mais próximo a gravidez ocorrer da data do primeiro período, mais se repercute na saúde. A gravidez na adolescência afeta tanto a saúde da mãe como do recém-nascido.

A nível social, a gravidez na adolescência afetará tanto a relação com o círculo de amizades como a relação familiar. Também pode influenciar negativamente o rendimento escolar ou profissional, isto se não originar, ainda que temporariamente, o abandono dos estudos ou do trabalho.

Psicologicamente, é importante saber que uma adolescente não amadurece pelo simples facto de estar grávida. Tal obriga-a, desde o início, a adaptar-se a uma nova e complexa realidade para a qual, geralmente, ainda não está preparada. As consequências psicológicas da gravidez na adolescência são muito diversas, podem variar durante a gestação, podendo mesmo ser contraditórias. Em geral, podem surgir reações de angústia, próprias de enfrentar algo inesperado e desconhecido, e distúrbios no processo normal do desenvolvimento da personalidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

317x140 la sexualidad

A primeira vez

Preservativo masculino y feminino 140

O preservativo feminino e masculino

Enfermedades de transmision sexual 140

Doenças sexualmente transmissiveis

Consentimento de cookies