Skip to Content

Tensão pré-menstrual (TPM)

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

Tensão pré-menstrual (TPM)

O QUE É A TPM?

CAUSAS


COMO SABER SE SOFRES DE TPM


CONSELHOS

Muitas pessoas se perguntam o que é a TPM. A síndrome pré-menstrual, também conhecido como tensão pré-menstrual ou TPM, é um conjunto de sintomas físicos e psíquicos que aparecem em algumas mulheres durante os dias anteriores ao período.

Que alterações físicas e psicológicas a tensão pré-menstrual pode provocar? Estes são sintomas pré-menstruais comuns:


  • Alterações físicas: tensão mamária, inchaço, dores de cabeça, alteração do apetite, obstipação ou diarreia, alterações do padrão do sono e palpitações, entre outras.
  • Alterações psicológicas: sentimento de tristeza, cansaço e fadiga, dificuldade de concentração, ansiedade e irritabilidade, entre outras possíveis.

O aparecimento periódico é o que distingue a tensão pré-menstrual de outras alterações. As mulheres que sofrem desta síndrome, têm-na de forma cíclica, antes da menstruação. Os sintomas pré-menstruais surgem 1 a 14 dias antes do início do período e desaparecem com a vinda do período ou pouco depois, voltando tudo ao normal no resto dos dias.


A tensão pré-menstrual afeta muitas mulheres. Algumas mulheres têm uma TPM muito suave, e apenas durante 1 ou 2 dias. Noutras, em contrapartida, as dores pré-menstruais podem ser mais intensas. Habitualmente, existe mais do que uma causa por trás de cada caso de tensão pré-menstrual, e se souberes que, em determinado momento, te sentes infeliz ou de mau humor, é uma boa ideia falares abertamente sobre isso com a tua família e amigos.


Quando esses sintomas interferem no bem-estar da mulher, como por exemplo, com dores pré-menstruais é recomendável consultar o médico. Podes encontrar a solução numa dieta saudável, tomando suplementos vitamínicos, praticando exercício de forma regular ou qualquer outra recomendação que o teu médico considere oportuna.


Não são conhecidas, com certeza, as causas da Síndrome Pré-menstrual, nem porque é que algumas mulheres a sofrem na pele e outras não. Na verdade, é a combinação de fatores psíquicos, físicos e sociais que tem como resultado uma resposta exagerada do organismo face a níveis de hormonas normais. Isto é o que é TPM.


Não existe um tipo especial de mulher, mas, de um modo geral, é mais comum em mulheres na casa dos trinta e nas que têm filhos. A suspensão da toma da pílula contracetiva ou o nascimento de um bebé podem ser causas associadas a esta síndrome. As mulheres tendem a ter a síndrome ou sintomas pré-menstruais quando confrontadas com situações de stress.


Existem muitos tratamentos, desde simples remédios caseiros a tratamentos prescritos pelo teu médico, para aliviar a tensão pré-menstrual e as dores pré-menstruais. O importante é encontrares o remédio mais útil para ti. Na secção "Combate a SPM" desta web, falamos em profundidade sobre este tema. Já a visitaste?


  1. Aponta, durante 3 meses consecutivos, a data em que os sintomas pré-menstruais aparecem, contando como dia 1 o primeiro dia sem período. Aponta cada dia, se tiveres um dos sintomas pré-menstruais, e assinala se for grave, como por exemplo fortes dores pré-menstruais. Põe um P no dia em que tiveres o período e começa cada nova coluna com o primeiro dia sem sangramento.
  2. Se confirmares que os sintomas só aparecem antes dos teus períodos, consulta o teu médico.

Se piorarem quando o teu período se aproximar e desaparecerem quando deixares de sangrar, é mais do que certo teres a Síndrome Pré-menstrual.


Agora que já sabes o que é a TPM, damos-te 5 conselhos úteis que podem ajudar-te a aliviar os teus sintomas de tensão pré-menstrual, apesar dos efeitos variarem de mulher para mulher. Põe-nos em prática e descobre o que melhor resulta contigo!


  • Dieta: fazer uma alimentação saudável, com muita fruta e vegetais, ajuda a diminuir os sintomas de TPM. Consome pouco sal, para evitar o inchaço, e pouco açúcar, já que pode ser a causa do teu nível de glicose no sangue oscilar e afetar a tua energia e apetite. Reduz também a cafeína e o álcool.
  • Suplementos: podes tomar complexos de vitaminas ou minerais sempre que o teu médico ou farmacêutico os aconselhe.
  • Exercício: Pode ajudar-te a aliviar os sintomas se o fizeres durante os dias próximos à vinda do período.
  • Relaxamento: A tensão e a irritabilidade são sintomas frequentes. Aprende um método de relaxamento, como a ioga, a meditação ou exercícios de respiração, e pratica-os sempre que for necessário. Ler um livro, ouvir música ou passear também pode ajudar.
  • Stress: Evita situações que te criem tensão e encara as coisas com toda a calma possível.

Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.

ARTIGOS RELACIONADOS

317x140 que es la regla

O que é a menstruação?

La dismenorre molestias mentruales 186

A dismenorreia

Evolucion de la regla 186

Evolução do período

Consentimento de cookies