Skip to Content

Puberdade Precoce e Tardia

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

Puberdade precoce y tardia

Puberdade precoce


Chama-se puberdade ao período de transição entre a infância e a idade adulta durante o qual se dá o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e o chamado salto, que é uma aceleração do crescimento. Normalmente, o desenvolvimento puberal normal nas raparigas inicia-se entre os 8 e os 14 anos.

Fala-se de puberdade precoce quando o desenvolvimento dos caracteres sexuais ocorre antes dos 8 anos, na rapariga. O primeiro sinal da puberdade na rapariga é o desenvolvimento do botão mamário. A puberdade precoce ocorre, geralmente, porque o sistema de hormonas sexuais que controla a puberdade é ativado antes do tempo, isto é, acontece o mesmo que num caso de puberdade normal mas numa idade excessivamente precoce.

A puberdade precoce é muito mais frequente nas raparigas do que nos rapazes. Na maioria dos casos, não é possível determinar a causa de puberdade precoce nas raparigas (é conhecida por idiopática), embora seja sempre conveniente ir a uma consulta médica, já que, apesar de ser pouco frequente, por vezes pode dever-se a problemas médicos, como tumores dos ovários, das glândulas adrenais, da glândula pituitária ou do cérebro. Outras causas podem ser anomalias do sistema nervoso central, antecedentes familiares da doença ou determinadas síndromes genéticas pouco comuns.

ARTIGOS RELACIONADOS

137x140 la pubertad

A PUBERDADE

cambios an la pubertad 317x140

Mudanças na adolescência

Que les pasa a mis hormonas 140

Alterações hormonais na adolescência

Consentimento de cookies