Mudanças na adolescência

QUANDO É QUE OCORREM?

Entre os 8 e os 14 anos (não existe uma idade precisa, já que varia de pessoa para pessoa), as raparigas sentem que o seu corpo muda e que começam a crescer. O período em que isso acontece denomina-se puberdade e nele vive-se a transição da meninice à condição de fisicamente adulta.

A puberdade ocorre graças a uma série de alterações hormonais que provocam a ativação e o aumento da produção das chamadas ‘hormonas sexuais'': os estrogénios, no caso das raparigas, e a testosterona, no dos rapazes. Os primeiros meses da puberdade podem passar praticamente despercebidos, já que as alterações no organismo são poucas, até que a produção de estrogénios ou de testosterona atinge um nível relevante.

QUAIS SÃO?

Em geral, as primeiras alterações corporais que têm lugar nas raparigas durante a puberdade são o desenvolvimento mamário e o aumento da altura. Outras alterações que ocorrem na puberdade são:

  • Aparecimento dos pêlos axilares.
  • Crescimento dos pêlos púbicos.
  • Aumento de densidade e comprimento da pilosidade corporal.
  • O acne.
  • Alargamento das ancas.
  • Aumento do volume dos lábios maiores e menores, do hímen e do clítoris.
  • Mudança do timbre de voz.
  • Aumento de peso.

Por último, e na fase final da puberdade, produzir-se-á a alteração mais radical, que é o aparecimento do primeiro período.

É importante saber que todas estas alterações não se manifestam ao mesmo tempo, não aparecem pela mesma ordem nem alcançam a sua maturação na mesma idade, já que todo o processo pode variar significativamente de mulher para mulher.

No início do desenvolvimento mamário, nota-se um endurecimento por baixo da auréola (em um ou em ambos os seios), que pode ser ligeiramente incómodo e que se chama "o botão mamário". Nos meses seguintes, enquanto se produzem alterações no mamilo e na aréola, este botão vai aumentando de tamanho até formar um montículo visível, que continuará a desenvolver-se até formar o seio adulto. O tempo total que o desenvolvimento mamário dura é, normalmente, de cinco a nove anos.

É conhecido por "salto" o aumento da velocidade de crescimento, sobretudo da estatura, que ocorre de forma notória durante a puberdade. O pico de máxima velocidade de crescimento nas raparigas costuma coincidir com a primeira menstruação. A partir daqui, a velocidade de crescimento diminui mas ainda continuam a existir alterações corporais (aumento das mamas, aumento da pilosidade, aumento da altura) durante mais alguns anos.

O PERÍODO

Num determinado momento, devido às alterações hormonais, os ovários começam a libertar os óvulos que estiveram armazenados desde o nascimento. Isto dá início ao ciclo menstrual mensal, do qual o período é apenas uma parte. O aparecimento do primeiro período chama-se menarca. Em geral, o tempo total desde o início do desenvolvimento mamário até à chegada do primeiro período é de dois a três anos, e, no mínimo, de um ano. Assim, a idade média em que o primeiro período aparece é entre os 10 e os 16 anos.

Quando a puberdade se encontra avançada, inicia-se a adolescência, que é um período de alterações psico-sociais e culturais em que cada pessoa inicia a procura da sua própria identidade até se tornar psicologicamente num adulto. Em geral, pode dizer-se que as alterações físicas têm lugar durante a puberdade e as alterações psicológicas durante a adolescência.

Como em qualquer período de mudança, é normal que a pessoa se sinta confusa, desconfortável ou estranha durante a puberdade e a adolescência. No entanto, pode ser uma fase muito interessante para experimentar e para se conhecer e se adaptar ao seu corpo.

Artigo elaborado pelo Comité Médico de Saúde da Mulher Dexeus - Fundação Dexeus Saúde da Mulher.