Skip to Content

O sistema reprodutor feminino e masculino

Recomendado 0 vezes

Partilhar

:

O sistema reprodutor feminino e masculino

Uma vez iniciada a puberdade, todos os meses um óvulo maduro se desprende de um dos ovários.


Este processo designa-se por ovulação. Podem passar um ou dois anos até a ovulação ocorrer com regularidade. Quando esta for regular, o ciclo menstrual será mais previsível.

Quando um óvulo deixa o ovário, é agarrado por uma das trompas de Falópio. É então que viaja através da trompa em direção ao útero. A fertilização tem lugar se oespermatozóide estiver dentro do aparelho genital da mulher no momento da ovulação, e, se for o caso, fá-lo dentro da trompa de Falópio.

Quando uma mulher engravida, o óvulo fertilizado desenvolve-se no útero. Durante as primeiras semanas de vida, recebe o nome de embrião, e mais tarde, até ao momento do nascimento, é conhecido como feto.

O corpo da mulher prepara-se todos os meses para a eventualidade de ocorrer uma gravidez. O endométrio torna-se mais espesso para albergar um possível feto. Se o óvulo não for fertilizado, a mulher não engravida e o endométrio desfaz-se. O desprendimento deste tecido, acompanhado por uma pequena quantidade de sangue, origina o fluxo menstrual.

ARTIGOS RELACIONADOS

137x140 la pubertad

A PUBERDADE

Que les pasa a mis hormonas 140

Alterações hormonais na adolescência

317x140 la sexualidad

A primeira vez

Consentimento de cookies